Conheça o Programa Responsabilidade Cidadã

responsabilidade-social-corporativa-escola-conquest

Responsabilidade Social Corporativa: conheça 5 empresas de destaque no assunto

 

Empresas que investem em ações de responsabilidade social corporativa tornam-se mais simpáticas aos seus funcionários e ganham credibilidade junto aos consumidores

 

Responsabilidade social corporativa é um tema que não pode ficar em segundo plano nas empresas. Pesquisas apontam que os consumidores tendem a atribuir maior valor às empresas que agem com responsabilidade social e que implementam ações voltadas ao desenvolvimento da sociedade como um todo.

Existe, ainda, um entendimento de que a empresa deve não apenas ter uma boa gestão, mas que, devido ao seu potencial de atuação na sociedade, deve-se colocar a serviço do bem comum por meio da responsabilidade social corporativa, de modo contribuir com o Estado na parceria de suprimento das demandas da comunidade.

Empresas que investem em ações de responsabilidade social corporativa tornam-se mais simpáticas aos seus funcionários e ganham credibilidade junto aos consumidores, stakeholders e população em geral, além de deixarem um valioso legado social associado à marca.

Separamos, abaixo, 5 empresas que se destacam pelas ações de responsabilidade social corporativa:

1) Bebidas Fruki (Lajeado – RS)

Fundada em 1924, a empresa gaúcha vem promovendo ações e apoiando iniciativas que proporcionem o desenvolvimento social nas comunidades onde atua, de forma alinhada as Metas de Desenvolvimento para o Milênio da ONU. O investimento da empresa em responsabilidade social corporativa já rendeu diversos reconhecimentos, como na premiação promovida pela Assembleia Legislativa de Rio Grande do Sul.

Entre as ações desenvolvidas está o Comitê de Voluntariado, que tem como objetivo despertar o espírito do voluntariado nos profissionais e na comunidade em geral. A empresa também está sempre envolvida nas questões sociais e culturais, participando de inúmeros eventos voltados ao desenvolvimento e à qualidade de vida da sociedade.

O incentivo ao esporte, lazer e a assistência às entidades são ações praticadas pela FRUKI através de patrocínios, apoios e também doações. Outro projeto interessante é a confecção de Cartilhas de Educação para Trânsito, utilizadas em treinamentos ministrados pela Brigada Militar em escolas do município de Lajeado.

2) Camisas Polo Salvador (Salvador – BA)

Situada na capital baiana, é a primeira indústria de pequeno porte do Brasil a ter 100% de suas necessidades atendidas pela energia solar fotovoltaica. Os processos produtivos da unidade fabril estão ancorados nos pilares da sustentabilidade, com mais de 40 ações verdes de “boas práticas ambientais”, a exemplo do uso da energia solar, lâmpadas de LED, sensores de presença, motores eletrônicos, sistema de reaproveitamento da água da chuva nos banheiros, bicicletário para os funcionários, cadeiras ergonômicas, embalagens biodegradáveis e doação de retalhos.

Segundo o empresário Hari Hartmann, adotar soluções sustentáveis no negócio reduz o impacto ambiental, otimiza custos e aumenta a competitividade, o que, para ele, são medidas essenciais em um momento de turbulência econômica.

Tais iniciativas em responsabilidade social corporativa já renderam para a indústria baiana o 50º Selo Solar, do Instituto Ideal com apoio do WWF-Brasil e da Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável, e mais recentemente o Selo Verde Ouro, uma certificação socioambiental concedida pela Ecolmeia, organização sem fins lucrativos de São Paulo. 

programa-responsabilidade-cidadã

3) Chevron (Itapemirim – ES)

A Chevron no Brasil atua na exploração de petróleo em águas profundas e operações de produção de petróleo e gás, fabricação e distribuição de lubrificantes e de aditivos químicos. Por meio do projeto Inclusão Comunitária, no município de Itapemirim (ES), a empresa apoia moradoras das comunidades locais a abrirem e gerenciarem pequenos negócios como, por exemplo, cooperativas de alimentos e confecção de roupas.

O objetivo deste projeto de responsabilidade social corporativa, realizado em parceria com o Instituto Aliança, é ampliar a inserção social e produtiva de mulheres da região, oferecendo capacitação pessoal, técnica e gerencial para o aproveitamento de oportunidades de trabalho e renda existentes. Cerca de 140 mulheres se beneficiam do programa por ano, gerando renda para as suas famílias.

Os grupos apoiados são: Doce Sabor, que produz pães, bolos e doces, Moda Bom Será, que produz camisetas e toalhas com aplicações, Delícias de Graúna, que fabrica doces, geleias e licores, Artemis, de confecções de roupas em tecido e malha, Águia de Saneantes, que produz sabão em barra utilizando óleo de cozinha reciclado e outros produtos de limpeza, como desinfetante, sabão e sabonete líquido e o Doces Itaipava, que faz sequilhos e casadinhos.

4) Hospital Sírio-Libanês – São Paulo (SP)

Como parte das ações de responsabilidade social corporativa, o Sírio-Libanês desenvolve projetos que visam a melhoria das condições de vida da comunidade com fragilidades sociais e econômicas do bairro da Bela Vista (São Paulo).  Entre os projetos de integração com a comunidade estão a Rede Social Bela Vista, criada em 2005, e que já implementou mais de 50 ações e projetos de desenvolvimento comunitário no bairro.

O Plano de Bairro Bela Vista 2020, por exemplo, busca o desenvolvimento local por meio da integração com a comunidade residente, o poder público e a iniciativa privada. Foram levantados problemas e soluções por meio de um diagnóstico participativo. Dez metas principais foram validadas no planejamento e estão sendo implementadas aos poucos.

Outra ação de responsabilidade social corporativa do hospital é o Projeto Arte Verde, que promove o empreendedorismo a partir de materiais do Hospital com potencial de reciclagem. Através desta iniciativa, é feita a capacitação de pessoas da comunidade do entorno da unidade Bela Vista para produzir as bolsas de internação – sacolas entregues aos pacientes para guarda de exames médicos.​ A confecção é feita com máquinas de costura doadas e, quando prontas, as bolsas são compradas pelo Hospital, garantindo a renda dos participantes.

5) Libbs Indústria Farmacêutica (São Paulo – SP)

Sediada no bairro da Barra Funda, em São Paulo, a empresa tem entre seus princípios o compromisso com a comunidade, a sustentabilidade ambiental e com projetos educacionais, culturais, esportivos e de gestão da saúde, contribuindo para o desenvolvimento e a inclusão social e para a superação de limitações.

No foco das ações sociais de responsabilidade social corporativa estão a melhoria na gestão pública de saúde e superação de limitações. O projeto Tempo é Saúde, por exemplo, envolve a implantação da plataforma e-SUS Atenção Básica, a revisão dos processos de primeiro atendimento e triagem e o treinamento de profissionais de todas as 15 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município de Embu das Artes, onde está situado o complexo industrial da empresa.

Também envolve a implantação de um moderno sistema de triagem de pacientes na nova UPA do município, e são apoiadas iniciativas educacionais, culturais e esportivas com foco em saúde, educação e qualidade de vida, vinculadas à superação de limitações.

A Escola Conquest, por meio do Programa Responsabilidade Cidadã, oferece à sua empresa a oportunidade de desenvolver projetos de responsabilidade social corporativa. Por meio deste programa, sua empresa recebe todo o suporte para o desenvolvimento de projetos sociais, colaborando no apoio para elaboração e implementação desses projetos na sociedade, alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs). Ao final, sua empresa recebe o Selo Responsabilidade Cidadã, em parceria com a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas.

Para mais informações, entre em contato conosco.

Conheça o Programa Responsabilidade Cidadã