SOBRE O PROJETO

  1. O projeto visa contribuir para a formação continuada de profissionais da Educação, capacitando-os para introduzir o tema Cidadania com os alunos em sala de aula e associá-lo às atividades e disciplinas curriculares.
  2. PÚBLICO-ALVO
    Profissionais da Educação (professores, oficiais de escola, diretores, coordenadores pedagógicos, inspetores de alunos) de escolas públicas, preferencialmente de bairros carentes e vulneráveis.
  3. CARGA HORÁRIA
    O tempo de implementação do programa é de 09 (nove) meses ou seja, 01 (um) ano letivo completo

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INFORMAÇÕES

Durante o projeto, os participantes vão adquirir novas competências e serão capazes de gerar práticas educativas mais densas de valores, conteúdos e processos de aprendizagem para as pessoas do seu convívio. 
A associação das matérias disciplinares à realidade vivida pelos alunos na sua vizinhança, comunidade, bairro e núcleo familiar estimula o interesse dessas crianças e jovens pelo aprendizado, já que passarão a enxergar mais utilidade no que estão aprendendo.
O projeto está em consonância com as novas determinações do MEC sobre as políticas e normas relacionadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e com os princípios orientadores dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS).

GANHOS ESPERADOS

  • Maior aproximação entre pais, alunos e professores na discussão de temas do dia a dia, tornando o ensino mais real, verdadeiro e prático;
  • Melhor entendimento dos participantes sobre os assuntos de interesse público;
  • Participantes preparados para serem multiplicadores do conhecimento sobre Cidadania a alunos, familiares e comunidade;
  • Identificação de potenciais talentos e lideranças;
  • Estímulo do comprometimento com a ética, a igualdade social e o meio ambiente;
  • Desenvolvimento das habilidades sociais nos participantes;
  • Comunidade melhor preparada e consciente dos seus direitos, deveres e obrigações;
  • Incentivo às atividades voluntárias;
  • Identificação de problemas e busca de soluções para a melhoria da qualidade do ensino;
  • Incentivo à busca de parcerias para os projetos da escola.

CONTEÚDO

O projeto está dividido da seguinte forma:

  • 90 dias para realização dos encontros semanais voltados à transmissão de conhecimentos sobre Cidadania e Responsabilidade Social;
  • 90 dias para as oficinas presenciais de capacitação;
  • 90 dias para a implementação das atividades, projetos e avaliação dos resultados.
  • Antes de iniciar a capacitação, faremos o levantamento de indicadores para avaliação do estado atual da escola por meio de pesquisa para estabelecimento de comparativo que será feito no final do projeto. O objetivo é mensurar as mudanças e impacto social proporcionados pelo projeto Educação para a Cidadania.

Nos 3 (três) primeiros meses, faremos 12 encontros (uma vez por semana) com os educadores voluntários, com duração de 2 (duas) horas cada. Cada encontro/aula será voltado à transmissão de conhecimentos sobre Cidadania e Responsabilidade Social.

Após o período de aprofundamento sobre os temas básicos, tem início a capacitação através de oficinas. Os encontros serão mensais, totalizando 3 (três) encontros, de 2 (duas) horas cada. Como resultado, os participantes deverão desenvolver um plano de ação com o objetivo de serem multiplicadores do tema.

Nesta etapa, que se inicia 1 (um) mês após a última oficina, os participantes do projeto deverão promover atividades práticas que envolvam a comunidade escolar e do entorno na solução de problemas relacionados às políticas públicas. É a hora de atuarem como multiplicadores da informação e do conhecimento sobre cidadania.

Avaliação dos resultados. Ao final do ano letivo, após o cumprimento de todas as atividades propostas pelos participantes, aplicaremos pesquisa de satisfação junto a diretores e coordenadores pedagógicos.

“Tudo o que você pode imaginar é real”

 Pablo Picasso