SOBRE O PROJETO
- O projeto visa contribuir para a formação continuada de profissionais da Educação, capacitando-os para introduzir o tema Cidadania com os alunos em sala de aula e associá-lo às atividades e disciplinas curriculares.
- PÚBLICO-ALVO
Profissionais da Educação (professores, oficiais de escola, diretores, coordenadores pedagógicos, inspetores de alunos) de escolas públicas, preferencialmente de bairros carentes e vulneráveis. - CARGA HORÁRIA
O tempo de implementação do programa é de 09 (nove) meses ou seja, 01 (um) ano letivo completo
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INFORMAÇÕES
Durante o projeto, os participantes vão adquirir novas competências e serão capazes de gerar práticas educativas mais densas de valores, conteúdos e processos de aprendizagem para as pessoas do seu convívio.
A associação das matérias disciplinares à realidade vivida pelos alunos na sua vizinhança, comunidade, bairro e núcleo familiar estimula o interesse dessas crianças e jovens pelo aprendizado, já que passarão a enxergar mais utilidade no que estão aprendendo.
O projeto está em consonância com as novas determinações do MEC sobre as políticas e normas relacionadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e com os princípios orientadores dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS).
GANHOS ESPERADOS
- Maior aproximação entre pais, alunos e professores na discussão de temas do dia a dia, tornando o ensino mais real, verdadeiro e prático;
- Melhor entendimento dos participantes sobre os assuntos de interesse público;
- Participantes preparados para serem multiplicadores do conhecimento sobre Cidadania a alunos, familiares e comunidade;
- Identificação de potenciais talentos e lideranças;
- Estímulo do comprometimento com a ética, a igualdade social e o meio ambiente;
- Desenvolvimento das habilidades sociais nos participantes;
- Comunidade melhor preparada e consciente dos seus direitos, deveres e obrigações;
- Incentivo às atividades voluntárias;
- Identificação de problemas e busca de soluções para a melhoria da qualidade do ensino;
- Incentivo à busca de parcerias para os projetos da escola.
CONTEÚDO
O projeto está dividido da seguinte forma:
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- 90 dias para realização dos encontros semanais voltados à transmissão de conhecimentos sobre Cidadania e Responsabilidade Social;
- 90 dias para as oficinas presenciais de capacitação;
- 90 dias para a implementação das atividades, projetos e avaliação dos resultados.
- Antes de iniciar a capacitação, faremos o levantamento de indicadores para avaliação do estado atual da escola por meio de pesquisa para estabelecimento de comparativo que será feito no final do projeto. O objetivo é mensurar as mudanças e impacto social proporcionados pelo projeto Educação para a Cidadania.
Nos 3 (três) primeiros meses, faremos 12 encontros (uma vez por semana) com os educadores voluntários, com duração de 2 (duas) horas cada. Cada encontro/aula será voltado à transmissão de conhecimentos sobre Cidadania e Responsabilidade Social.
Após o período de aprofundamento sobre os temas básicos, tem início a capacitação através de oficinas. Os encontros serão mensais, totalizando 3 (três) encontros, de 2 (duas) horas cada. Como resultado, os participantes deverão desenvolver um plano de ação com o objetivo de serem multiplicadores do tema.
Nesta etapa, que se inicia 1 (um) mês após a última oficina, os participantes do projeto deverão promover atividades práticas que envolvam a comunidade escolar e do entorno na solução de problemas relacionados às políticas públicas. É a hora de atuarem como multiplicadores da informação e do conhecimento sobre cidadania.
Avaliação dos resultados. Ao final do ano letivo, após o cumprimento de todas as atividades propostas pelos participantes, aplicaremos pesquisa de satisfação junto a diretores e coordenadores pedagógicos.
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“Tudo o que você pode imaginar é real”
Pablo Picasso